Motivos para usar a mediação nas escolas
Os conflitos fazem parte da convivência humana. Contudo, a maneira como lidamos com ele pode transformá-los em oportunidades para crescimento e aprendizagem. E todos nós sabemos que a educação é um fator essencial para promover mudanças e transformar a vida das pessoas. Então, quando a escola investe na mediação de conflitos, alunos, educadores, pais e a sociedade inteira saem ganhando.
A mediação de conflito pode auxiliar a comunidade escolar a lidar e prevenir situações como bullying, indisciplina, brigas, confrontos e casos violência física e verbal, dentro e fora da escola.
Mas afinal, o que é a mediação de conflitos?
Trata-se de um procedimento conduzido por mediadores, que facilitam a comunicação entre pessoas, para que elas encontrem boas soluções para resolver seus problemas.
A comunicação não violenta, a empatia, a escuta ativa e técnicas de negociação são os principais instrumentos utilizados pelos mediadores de conflito.
A mediação de conflitos na escola
O uso da mediação no contexto educacional contribui para a manutenção da boa convivência no ambiente e na comunidade escolar. Ela possibilita a construção de um ambiente de diálogo entre alunos, pais, professores e comunidade escolar.
A gestão positiva de conflitos contribui para mudar padrões e abordagens antes punitivas e julgadoras em novas oportunidades de crescimento, de aprendizado, para transformação de algo que não estava funcionando bem.
Os professores melhoram a comunicação com os alunos e podem realizar suas atividades pedagógicas com tranquilidade e segurança.
Os alunos se sentem mais acolhidos e desenvolvem habilidades e competências socioemocionais. Além disso, eles encontram um ambiente propício para expressarem suas ideias, ouvirem uns aos outros e resolverem seus problemas, desenvolvendo, com isso, a autonomia e a responsabilidade.
Para saber mais sobre os benefícios da mediação e como ela pode ser aplicada em sua escola, consulte nossos mediadores.