A Mediação é uma forma de resolver conflitos de forma amigável. Os procedimentos são conduzidos pelo mediador. Ele ajuda as pessoas a conversarem, para que elas encontrem uma solução boa para os dois lados.
O mediador facilita o diálogo e incentiva a busca de alternativas para resolver a questão. Com isso, as pessoas podem encontrar boas soluções para o problema ocorrido entre elas e, até mesmo, podem recuperar o bom relacionamento que existia antes do conflito.
Ou seja, a Mediação é um procedimento que ajuda as pessoas a resolverem alguma questão que esteja prejudicando o relacionamento entre elas.
Para isso, as sessões da mediação são conduzidas por mediadores, que atuam como facilitadores do diálogo. Seu papel é assegurar que cada um dos envolvidos tenha a oportunidade de apresentar seu lado da história. Com o uso de técnicas e procedimentos estruturados, o mediador ajuda as pessoas a entenderem as razões que motivaram o desentendimento. E por meio da comunicação, equilibrada e respeitosa, os participantes podem chegar a um bom entendimento.
E assim, depois de conversar e entender o lado de cada um, as pessoas podem encontrar soluções de acordo com as suas necessidades e interesses em comum.
E desse modo, o acordo celebrado entre elas tem mais chance de ser cumprido, porque foi decidido por elas mesmas.
A Mediação de Conflitos lida com questões familiares: separação de casais, pensão alimentícia, guarda de filhos , regulamentação de visitas, reconhecimento de união estável e afins. A mediação também trata de desentendimentos entre parentes, desavenças entre vizinhos e condôminos, problemas no ambiente escolar. Pode também ser utilizada na negociação de dívidas, contratos de serviços, etc.
A Mediação de Conflitos é regulamentada pela Lei 13.140, de 26 de junho de 2015.
Benefícios da Mediação
- Resolução amigável do problema
- Procedimentos mais econômicos
- Agilidade na busca de soluções
- Resolução de conflitos fora da Justiça, como também durante o andamento do processo
- Confidencialidade e sigilo
- Flexibilidade e criatividade para encontrar soluções de benefícios mútuos
- Soluções facilitadas ou estimuladas por terceiro imparcial
- Maior controle sobre os resultados e soluções encontradas