Prática supervisionada com atendimento em casos reais e estudos de caso preparam mediadores para o exercício da profissão.
O curso tem como objetivo capacitar profissionais de diferentes campos de atuação para gerenciar conflitos em suas áreas de abrangência e estimular os alunos a desenvolverem novas habilidades e competências.
O curso prático para formação de mediadores extrajudiciais começa no dia 14 de fevereiro (sexta-feira) , com Estudo de Casos e Prática Simulada de Mediação. As atividades prosseguem no dia 15 de fevereiro, totalizando 16 horas de aulas.
Já a Prática de Atendimento Supervisionado de Casos Reais será realizada em 12 encontros de 4 horas semanais nos serviços comunitários de mediação vinculados ao ÍMPAR. Neste módulo, os alunos acompanham e realizam atendimentos, em que podem aplicar os conhecimentos adquiridos e contar com a orientação e supervisão dos professores.
O que faz um mediador de conflitos
O mediador de conflitos é um terceiro imparcial e neutro que conduz o processo de mediação e promove o equilíbrio entre as partes. Por meio da aplicação de técnicas e procedimentos estruturados, o mediador estimula o diálogo entre aos envolvidos, levando-os ao entendimento das questões apresentadas, para que eles mesmos possam identificar possíveis soluções para o conflito.
O mediador tem um papel fundamental na mudança de perspectiva dos mediandos em relação aos conflitos, auxiliando os envolvidos a refletirem sobre a participação de cada um deles nas questões apresentadas, para que decidir e fazer suas escolhas sobre o desfecho da demanda.
Link de inscrição e mais informações em https://www.sympla.com.br/curso-pratico-de-mediacao-extrajudicial__763549